sábado, 12 de setembro de 2009

Lenços dos Namorados

Os Lenços de Namorados também são designados lenços marcados, bordados ou de amor. São típicos da região do Minho e a sua característica fundamental consiste em apresentarem, além dos pontos e cores utilizadas, uma bainha ricamente trabalhada e com motivos diferentes de lenço para lenço.

O lenço dos namorados era bordado nos momentos livres do dia ou da noite pela rapariga apaixonada que ia colocando no lenço os sentimentos que lhe iam no coração. A rapariga usava-o ao domingo na saia ou no bolso do avental e mais tarde oferecia-o ao rapaz que amava como compromisso de amor, que o passaria a usar ao pescoço ou no bolso do casaco do fato domingueiro.
Antigamente as raparigas eram ensinadas na arte de bordar para que, mal entrassem na adolescência, começassem a preparar o seu enxoval. Foi assim que, há cerca de 40 anos atrás, aprendi a bordar.

2 comentários:

  1. Bom dia esse lenço é lindo.
    Qual é a medida exacta dele???
    e como comprar??
    cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Olá boa tarde!

    Obrigada pelo seu comentário!

    A medida habitual do lenço é 25cm x 25cm. De qualquer modo, se desejar, posso adaptar a medida ao seu gosto. Para comprar basta que me confirme a encomenda e depois de bordar costumo enviar por correio a pagar à cobrança, se for para Portugal. Para o estrangeiro costumo pedir o pagamento antecipado por multibanco e no dia do pagamento envio por correio regular ou por FedEx, conforme a urgência do cliente.

    Se tiver alguma dúvida não exite em contactar-me! Pode fazê-lo por e-mail para: bordados.artesanato@gmail.com ou por telefone para o número 00351255113946.

    Obrigada e até breve!

    Atentamente,
    Maria

    ResponderEliminar